Vamos comemorar

Hoje é dia Internacional da Logosofia e também...

647.V

Calendarr

Dia Internacional da Logosofia

O Dia Internacional da Logosofia é comemorado anualmente em 11 de agosto.

A logosofia é uma ciência criada pelo pensador e educador humanista argentino Carlos Bernardo González Pecotche, que tem a finalidade de buscar o autoconhecimento do próprio indivíduo, através da revelação de conhecimentos de natureza transcendente.

O termo logosofia se originou a partir de duas palavras gregas: logos, que significa “palavra”, e o termo sophia, que quer dizer “sabedoria”, formando o significado de “a sabedoria da palavra”, conhecida como a “ciência da razão”.

Entre os principais objetivos da logosofia está o constante desenvolvimento do homem, do conhecimento de si mesmo, das leis universais, o desenvolvimento e o domínio profundo das funções de estudar, de aprender, de ensinar, de pensar e de realizar.

Por isso, esta data comemorativa é importante para nos lembrarmos de nos conscientizar sobre o aperfeiçoamento dos atuais modelos de ensino e aprendizagem.

Origem do Dia da Logosofia
O Dia Internacional da Logosofia é celebrado na data de aniversário de Carlos Pecotche, que nasceu em 11 de agosto de 1901, em Buenos Aires, na Argentina.

Em 1930 foi criada a Fundação Logosófica, na cidade de Córdoba (Argentina). Apenas cinco anos depois, a instituição chegava ao Brasil e hoje conta com escolas e centros de estudo espalhados por todo país.

Dia da Televisão

O Dia da Televisão é comemorado no dia 11 de agosto no Brasil.

A televisão cumpre um papel importantíssimo na comunicação e na formação de opinião das pessoas. Trata-se de um meio barato e, portanto, presente em praticamente todos os lares. Desta forma, precisamos ser críticos com os conteúdos vinculados por este meio.

História da Televisão
O aparelho que é capaz de transmitir imagens através da captação de ondas elétricas foi inventado pelo escocês John Logie Baird. Após quase cinco anos de estudos e tentativas, Baird consegue, em 1925, obter a imagem de um rosto humano, com a definição de 30 linhas. Só para comparar, as televisões atuais têm 500 linhas de definição.

Oficialmente, seu invento foi apresentado em 1926 para os cientistas da Academia Britânica, em Londres, na Inglaterra. Com seu modelo mecânico de televisão, Baird realizou a primeira transmissão televisiva.

Dia da Televisão

Assim como a fotografia e o cinema, outros inventores estavam trabalhando num aparelho semelhante na mesma época. Desta maneira, destaca-se também o russo-americano Vladimir K. Zworykin que desenvolveu a televisão eletrônica em 1929.

Televisão no Brasil
A televisão chegou ao Brasil em 18 de setembro de 1950, quando foi inaugurada a TV Tupi, a primeira emissora brasileira. Fundada pelo jornalista e empresário Assis Chateaubriand, a TV Tupi era transmitida somente em São Paulo, porém, no ano seguinte, seria inaugurada a emissora no Rio de Janeiro.

Dia da Televisão no Brasil
No Brasil, se comemora a existência da televisão no dia 11 de agosto no Brasil, em homenagem à sua padroeira, Santa Clara de Assis. A data é celebrada desde 1958, quando o Papa Pio XII declarou Santa Clara como padroeira deste meio de comunicação.

Nos anos 90, houve uma mudança no calendário. Em lembrança à primeira transmissão televisiva no Brasil, o Dia Nacional da Televisão foi assinalado em 18 de setembro, através da Lei 10.255 de 9 de julho de 2001. A data já era celebrada na cidade de São Paulo desde 1993, mas com esta lei, tornou-se uma efeméride nacional.

Dia Mundial da Televisão
Apesar do Brasil comemorar a televisão dia 11 de agosto e 18 de setembro, a ONU declarou o dia 21 de novembro como o Dia Mundial da Televisão. Nesta data, no ano de 1996, foi realizado pela primeira vez o Fórum Mundial da Televisão.

Dia de Santa Clara de Assis

O Dia de Santa Clara de Assis é celebrado em 11 de agosto.

Esta data homenageia a vida e trabalho de Santa Clara de Assis, a fundadora da Ordem de Santa Clara ou Ordem das Clarissas, ramo feminino da Ordem dos Franciscanos. Santa Clara também é padroeira da televisão.

História de Santa Clara de Assis
Clara de Assis nasceu numa nobre família italiana, na localidade de Assis, em 1194. Desde cedo a jovem mostrou interesse pela vida religiosa, contrariando a vontade de sua família de a ver casada com um homem rico.

Quando completou 18 anos, fugiu de casa (e de um casamento arranjado) e foi ao encontro de Francisco de Assis, a procura de uma vida humilde e pobre.

Além de seu exemplo de pobreza, Santa Clara era um modelo de confiança em Deus. Numa ocasião, quando a cidade se viu atacada por sarracenos e se preparavam para saquear o mosteiro, a Santa pegou o Santíssimo Sacramento e subiu ao muro do convento, erguendo a hóstia. Sem explicação alguma, os soldados inimigos recuaram.

Clara de Assis morreu em 11 de agosto de 1253, aos 60 anos, e em homenagem a data de sua morte foi escolhido o dia 11 de agosto como festa litúrgica pela Igreja. A "dama pobre" foi canonizada em 23 de agosto de 1255, pelo Papa Alexandre IV.

Santa Clara de Assis é considerada a padroeira da televisão. A explicação está num episódio milagroso que ocorreu um ano antes de sua morte. Na ocasião, Santa Clara desejava muito ir a uma missa na Igreja de São Francisco, mas não podia, pois estava muito doente. A Santa entrou em oração profunda e, supostamente, conseguiu ver e ouvir toda a missa como se estivesse a ser projetada na parede de seu quarto.

Dia do Advogado

O Dia do Advogado é comemorado anualmente em 11 de agosto.

Esta data homenageia os profissionais responsáveis em representar os cidadãos perante a justiça.

O Direito é a ciência das normas que regulam as relações entre os indivíduos na sociedade, e quando existe uma situação fora dessas normas, entra o trabalho do advogado, que é o de nortear e representar clientes em qualquer instância, juízo ou tribunal.

No dia 20 de junho se comemora o Dia do Advogado Trabalhista, especializado em defender assuntos relacionados às atividades trabalhistas.

No Brasil, para o profissional estar apto a exercer a função de advogado é preciso concluir o curso de ensino superior em Direito e passar no Exame da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil.

Homenagem para o Dia do Advogado
Representante da justiça, da liberdade e da cidadania! Seu trabalho é indispensável para o exercício de uma democracia efetiva. Muito obrigado pela dedicação e empenho. Feliz Dia do Advogado!
Garantir a igualdade e a plena justiça é a sua principal tarefa… Representar os direitos humanos e ajudar a garantir uma organização social também são característica da sua profissão. Impossível não nos sentirmos orgulhosos por ter um profissional tão comprometido com o seu dever como você! Continue sendo um exemplo para todos nós! Feliz Dia do Advogado!
Noites em claro, fins de semana de estudo e muito trabalho… Todos estes sacrifícios valeram a pena e hoje em dia você é um excelente profissional! Um advogado que está comprometido com o seu dever e tem prazer em ajudar os cidadãos. Parabéns pelo seu sucesso!

Origem do Dia do Advogado
O Dia do Advogado é celebrado em 11 de agosto em homenagem a criação dos dois primeiros cursos de Direito no Brasil: a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo; e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco. Ambos os cursos foram criados por D. Pedro I, em 1827.

Tradicionalmente, no dia 11 de agosto, os estudantes de direito festejam o chamado “Dia da Pendura”, quando saem pelos restaurantes próximos da universidade, consomem e não pagam, pois a conta fica “pendurada” para que o dono do restaurante pague.

Em algumas regiões do país, os profissionais também comemoram o dia 19 de maio, Dia de São Ivo, padroeiro dos advogados.

Dia do Estudante

O Dia do Estudante é comemorado dia 11 de agosto.

A data celebra um direito básico dos cidadãos, uma fase da vida onde estamos voltados por buscar o conhecimento, através do estudo constante sobre os temas que nos rodeiam.

Uma boa educação e um bom ensino escolar ajudam a formar uma sociedade sólida e com senso crítico apurado para solucionar crises, além de formar profissionais qualificados.

Origem do Dia do Estudante

Tudo começou em 11 de agosto de 1827, quando o Imperador D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ensino superior do país, nas áreas de ciências jurídicas e ciências sociais, nas cidades de São Paulo e Olinda. Antes, quem quisesse fazer um curso de nível superior tinha que ir para a Europa.

O Dia do Estudante de Direito, no entanto, é comemorado em 19 de maio no Brasil, por ser o mesmo dia de Santo Ivo, o padroeiro dos advogados.

Na comemoração dos 100 anos do curso de Direito, em 1927, o advogado Celso Gand Ley, um dos participantes da celebração, propôs que o dia 11 de agosto ficasse registrado como o Dia Nacional do Estudante.

Esta data também possui outro significado bastante importante para a classe, pois em 11 de agosto de 1937 nascia a União Nacional de Estudantes - UNE, que protege os direitos e deveres de todos os alunos do país.

O Dia Internacional do Estudante é comemorado em 17 de novembro.

Mensagens para o Dia do Estudante
Estudar é como conhecer mundos diferentes. Tempo de novidade a cada dia. Tempo de alegria a cada hora. Tempo de se preparar para a vida. Feliz Dia do Estudante!

Querido estudante! Saiba que você é o motivo, a razão primeira e mais importante de nossa fazer educação. Conte sempre com a gente!

Estudar é aproximar-se de nós, dos outros... Estudar é projetar sonhos, desejos, lutas e utopias... Estudar é humanizar, celebrar os mistérios de incompletude de nossa existência.

No Mundo das Mensagens existem muitas outras homenagens para te ajudar a ganhar inspiração!

Dia do Garçom

O Dia do Garçom é comemorado anualmente em 11 de agosto.

Esta data celebra a atividade de um dos profissionais mais adorados ou “odiados” dos restaurantes. Os garçons e garçonetes são as figuras responsáveis pelo bom atendimento e agilidade no serviço de qualquer restaurante.

As pessoas que servem os clientes são peças fundamentais, assim como os membros da cozinha, para tornar um estabelecimento famoso e de qualidade.

Muitas vezes com atendimentos personalizados, os garçons acabam se transformando praticamente em personagens "folclóricos" da história de um bairro, comunidade ou mesmo cidade.

Ninguém sabe ao certo porque o Dia do Garçom é comemorado em 11 de agosto, mas o importante é lembrar deste profissional que sempre nos trata com atenção e carinho, seja na hora do almoço ou jantar.

Mensagens para o Dia do Garçom
"Hoje é um dia fantástico, pois comemoramos o dia de um profissional cuja sua assiduidade e sua habilidade é servir às pessoas.

Neste dia especial devemos demonstrar todo nosso respeito e consideração por estes profissionais.

A vida de um garçom não é nada fácil, muitas vezes tem que aturar muitos desaforos sem necessidade.

Sem eles tudo seria menos prático e mais complicado para conseguir o que desejamos. Garçom exija sempre cordialidade.

Desejo um Feliz Dia Do Garçom!"

www.calendarr.com
Calendarr

Mais...

Buscas

Todas as notícias

Publicidade
  • Aulas
  • PARA ABENÇOAR
  • Judocam 300x250 - Pai, invista...

Outras notícias...