Vamos Comemorar

Hoje é Dia do Economista e também...

245.V

Jornal Atualidades

Dia do Economista

O Dia do Economista é comemorado no dia 13 de agosto.

O economista é o profissional que compreende a forma como as sociedades usam seus recursos materiais, visando produzir e distribuir bens e serviços.

Na prática, o economista é um profissional multifuncional, atuando tanto em bancos e setores financeiros, como também em ramos da área comercial, administrativa e internacional.

O profissional que deseja atuar como economista deve concluir o curso de ensino superior em Economia, também conhecido como Ciências Econômicas, para poder estar apto a entrar no mercado de trabalho. O curso de bacharelado tem a duração de quatro anos e pode ser feito na modalidade presencial ou à distância, sistema reconhecido pelo MEC.

Origem do Dia do Economista
O Dia do Economista é comemorado em 13 de agosto porque foi nessa data que o ex-presidente Getúlio Vargas sancionou a Lei Nº 1.411, de 13 de agosto de 1951, que oficializava a criação da profissão de economista no Brasil.

Dia de São Ponciano e Santo Hipólito

O Dia de São Ponciano e Santo Hipólito é celebrado em 13 de agosto.

Ponciano e Hipólito viveram durante o século III, numa época onde a Igreja voltou a ser fortemente perseguida pelo Império Romano, sob o comando de Maximino.

Devido a divisões existentes dentro da própria Igreja, tanto Ponciano como Hipólito eram considerados Papas. Este último era tido como um dos escritores mais detacados da Igreja e não concordava com algumas posições abandonadas pelo clero naquela época, como o desleixo para com a tradição apostólica, por exemplo.

Ao lado de Ponciano, que havia sucedido o Papa Calixto, Hipólito se autodeclarou Papa. No entanto, devido a perseguição religiosa, ambos foram capturados e mantidos prisioneiros em Sardenha, onde foram martizados e mortos.

Dia do Canhoto

O Dia Mundial do Canhoto é comemorado anualmente em 13 de agosto.

A data surgiu no Reino Unido e foi criada com o intuito de conscientizar as pessoas sobre os desafios que um canhoto enfrenta em uma sociedade onde 90% da população é destra.

Canhoto é a pessoa que escreve ou utiliza predominantemente a mão esquerda, enquanto que uma pessoa destra utiliza a mão direita para realizar a maioria das atividades corriqueiras, como escrever, por exemplo.

Pode não parecer, mas os canhotos já sofreram muito preconceito no passado e, ainda hoje, muitas culturas discriminam as pessoas que utilizam a mão esquerda.

Apenas 10% da população é canhota, ou seja, os utensílios e objetos construídos para facilitar o dia a dia das pessoas foram feitos predominantemente para pessoas que utilizam a mão direita, que são a maioria no mundo.

Nos últimos anos, os canhotos puderam comemorar muitas conquistas, como o surgimento de objetos, instrumentos e demais utensílios desenvolvidos exclusivamente para pessoas que utilizam a mão esquerda.

O Dia do Canhoto também serve para comemorar essas conquistas em um mundo quase que totalmente "direito".

Origem do Dia Mundial do Canhoto
O Dia do Canhoto foi celebrado pela primeira vez em 13 de agosto de 1976. Porém, esta data só foi oficializada na década de 1990, por iniciativa do clube britânico Left-Handers Day Club, que lutava contra o preconceito que sofriam por serem canhotos.

www.calendarr.com
Calendarr

Mais...

Buscas

Todas as notícias

Publicidade
  • PARA ABENÇOAR
  • Aulas
  • Judocam 300x250 - Pai, invista...

Outras notícias...