Vamos Comemorar

Hoje é Dia do Artista de Teatro

343.V

cartacampinas

Dia do Artista de Teatro

O Dia do Artista de Teatro é comemorado anualmente em 19 de agosto no Brasil.

A data homenageia os profissionais que atuam em performances teatrais, tanto os atores e diretores, como também os responsáveis pela sonoplastia, iluminação e figurino, pois todas as funções são fundamentais para o sucesso de qualquer espetáculo teatral.

Vale lembrar que as representações teatrais acontecem no Brasil desde o século XVI, com encenações sobre temáticas religiosas. Nessa época, esses espetáculos tinham a intenção de catequizar a população.

Mais tarde, com a vinda da família real portuguesa para o país, em 1808, os primeiros teatros começaram a surgir no Brasil.

Origem do Dia do Artista de Teatro
O Dia do Artista de Teatro surgiu a partir do Decreto de Lei nº 6.533, de 24 de maio de 1978, que regulamenta as profissões de artistas e de técnico em espetáculos de diversões.

A lei, mesmo sendo criada em 24 de maio, só entrou em vigor em 19 de Agosto de 1978, por isso a escolha desta data para homenagear esses artistas.

Dia do Historiador

O Dia Nacional do Historiador é comemorado anualmente em 19 de agosto.

O principal objetivo desta data é homenagear os profissionais que se dedicam a estudar e conhecer sobre a história das civilizações e comunidades.

Segundo o historiador e professor André de Melo Araújo, a importância da data se dá, pois:

"Para os historiadores, interessa ver como as sociedades se configuraram no passado a partir dos vestígios documentais deixados. Um dos suportes materiais da informação que mais resiste ao tempo é o papel, em seus diversos tipos, sobretudo no século 18."

Origem do Dia do Historiador

A criação do Dia do Historiador foi oficializada a partir do Decreto de Lei nº 12.130, de 17 de dezembro de 2009.

A escolha do dia 19 de agosto é uma homenagem a Joaquim Nabuco (1849- 1910), nascido nesse dia em Pernambuco. Ele foi um dos historiadores mais importantes do país e um dos responsáveis pela fundação da Academia Brasileira de Letras.

Joaquim também ficou conhecido por ser um dos maiores abolicionistas do país. Aliás, Nabuco é o autor da célebre frase: “A escravidão permanecerá por muito tempo como a característica nacional do Brasil”.

Dia Mundial da Fotografia

O Dia Mundial da Fotografia é comemorado anualmente em 19 de agosto.

A fotografia é uma das invenções mais extraordinárias da história da humanidade e que revolucionou a sociedade a partir de meados do século XIX, assim como a cultura, a economia, as arte e etc.

Normalmente, durante este dia, acontecem palestras, workshops e demais atividades relacionadas à fotografia.

As fotografias podem ser utilizadas para informar, recordar ou como uma expressão artística.

Sejam fotógrafos profissionais ou amadores, no Dia Mundial da Fotografia, todos os amantes desta arte comemoram a data fazendo muitas fotos.

Os brasileiros ainda celebram o dia 8 de janeiro como o Dia Nacional da Fotografia, também conhecido como o “Dia do Fotografo”.

Origem do Dia Mundial da Fotografia
A escolha do dia 19 de agosto para celebrar esta data é uma homenagem à invenção do daguerreótipo, o antecessor das câmeras fotográficas. Foi em 19 de agosto de 1839 que a Academia Francesa de Ciências anunciava mundialmente a nova invenção.

Este aparelho foi desenvolvido pelo francês Louis Daguerre (1787-1851), em 1837, graças aos estudos de Joseph Niépce (1765-1833), que havia criado a héliographie alguns anos antes.

Em 1839 também foi inventado o calótipo, um outro sistema de captura de imagens, criado por William Fox Talbot (1800-1877). Por causa dessas incríveis invenções, 1839 se consagrou como o Ano da Invenção da Fotografia.

Dia de São João Eudes

O Dia de São João Eudes é celebrado em 19 de agosto.

João Eudes nasceu em 14 de novembro de 1601, na pequena vila de Ri, no norte da França. Desde jovem mostrou a sua inclinação à vida religiosa, mas apenas na vida adulta que ingressou na Congregação do Oratório e deu início ao seu trabalho evangelizador.

São João Eudes enfrentou um período onde a peste estava devastando muitas vidas na Europa. Sem medo de ser contaminado, o padre saiu por várias pequenas vilas, as mais longínquas e esquecidas, para rezar pelos enfermos.

Foi o responsável por fundar a Congregação de Jesus e Maria, que tinha a missão de formar doutronal e espiritualmente os seminaristas e sacerdotes, e pregar o Evangelho para o povo, de acordo com as necessidades deste. O santo também fundou a Congregação Nossa Senhora da Caridade do Refúgio, destinada exclusivamente às mulheres.

João Eudes morreu em Caen, no norte da França, em 19 de agosto de 1680. Foi canonizado em 1925, pelo Papa Pio II.

www.calendarr.com
Calendarr

Mais...

Buscas

Todas as notícias