Vamos Comemorar

Hoje é Aniversário de Campo Grande e Dia de São Zeferino

336.V

Calendarr

Aniversário de Campo Grande

O aniversário de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, é comemorado dia 26 de agosto.

Em 21 de junho de 1872, o mineiro José Antônio Pereira, se estabeleceu, com mais 62 pessoas, no Arraial de Santo Antônio.

Em 1899, com o crescimento consolidado, o fundador pede sua emancipação e a obtém em 26 de agosto. Surge, então, a cidade de Santo Antônio de Campo Grande que hoje conta com mais de 800 mil habitantes.

A elevação da cidade como capital do estado de Mato Grosso do Sul se deu quando esta unidade da federação foi criada.

A região sul do estado desejava a separação e a conseguiu em 11 de outubro de 1977, quando o presidente Ernesto Geisel assinou o decreto que separava os territórios.

Desde então, ambos os estados conheceram crescimento e prosperidade econômica trazida pela pecuária e turismo. Igualmente, a cidade é importante polo cultural do estado.

Campo Grande é conhecida como "Cidade Morena", "Capital do Ipês" e "Capital do Cerrado Meridional".

Esse município é berço das atrizes Glauce Rocha (1930-1971) e Aracy Balabanian (1940). Igualmente, a cidade viu nascer o político e ex-presidente Jânio Quadros (1917-1992).

Festa para Celebrar o Aniversário de Campo Grande
Para comemorar o aniversário da cidade, a prefeitura organiza eventos para todos os gostos. As atividades incluem a Corrida do Facho e Desfile Cívico, onde participam várias escolas e instituições da cidades como bandas e corais.

Igualmente se realizam shows, teatro e passeatas religiosas mostrando a pluralidade da capital do Mato Grosso do Sul.

Dia de São Zeferino

O Dia de São Zeferino é celebrado em 26 de agosto.

Esta data litúrgica celebra a figura do primeiro papa da Igreja Católica do século III, Zeferino.

Pouco se sabe sobre a vida de Zeferino, porém é conhecida a dificuldade que teve que enfrentar durante o seu papado, pois naquela época a igreja cristã e judaíca continuava a sofrer muitas perseguições.

Papa Zeferino era humilde, mas bastante visionário. Foi capaz de executar muitos trabalhos em prol da Igreja durante o seu papado. Também foi de Zeferino o projeto de criação das conhecidas catacumbas de Calisto, em Roma, local este onde foi sepultado após a sua morte. São Zeferino foi martirizado e morreu em 20 de dezembro de 217.

Tradicionalmente, a festa a São Zeferino é celebrada em 26 de agosto, no entanto, desde a década de 70 também é comum ser homenageado em 20 de agosto.

www.calendarr.com
Calendarr

Mais...

Buscas

Todas as notícias