Campeonato de Parataekwondo

Campeonato Brasileiro de Parataekwondo começa neste sábado, 7, no CT Paralímpico

454.V

Alê Cabral/CPB

Neste fim de semana, dias 7 e 8, o Centro de Treinamento Paralímpico em São Paulo recebe o segundo Campeonato Brasileiro de Parataekwondo. A competição tem 64 inscritos, e, entre eles, todos os atletas que estiveram nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, que aconteceram entre os dias 23 de agosto e 1º de setembro. A delegação da modalidade que foi para o Parapan contou com 8 atletas e trouxe cinco medalhas: duas de ouro, duas de prata e uma de bronze.

"Eu acho que é uma motivação a mais, principalmente para novos atletas, porque eles vão conhecer um evento junto ao lado de medalhistas do Parapan e terão a oportunidade de lutar contra eles e de vê-los lutando. Esse é o objetivo dos nossos eventos, fomentar mais a modalidade e fazer com novos atletas surjam. Acho muito incentivador ter eles competindo logo após um evento desse porte que foram os Jogos Parapan-Americanos", comenta Rodrigo Ferla, coordenador da modalidade.

No sábado pela manhã, ocorre a classificação funcional e a pesagem dos atletas. À tarde será a definição das chaves do campeonato, feitas por sorteio. As lutas acontecem no domingo.

A competição acontecerá concomitantemente ao II Festival Nacional de Parataekwondo, também no CT Paralímpico. O Festival tem o objetivo de promover o esporte entre pessoas que não são elegíveis na modalidade. As classes que fazem parte do programa paralímpico são K43 e K44. A classe K43 é para atletas com amputação bilateral do cotovelo até a articulação da mão, dismelia bilateral. Na classe K44, os atletas com amputação unilateral do cotovelo até a articulação da mão, dismelia unilateral, monoplegia, hemiplegia leve e diferença de tamanho nos membros inferiores. O Festival conta com 31 participantes inscritos.

Neste ano, o Parataekwondo ainda disputa o Aberto da Europa, em Bari, na Itália, em 31 de outubro.

www.cpb.org.br
Comitê Paralímpico Brasileiro

Mais...

Buscas

Todas as notícias

Publicidade
  • Aulas
  • Judocam 300x250 - Pai, invista...
  • PARA ABENÇOAR

Outras notícias...