Vamos Comemorar

Hoje é Dia Mundial da Alfabetização e também...

433.V

Calendarr

Dia Mundial da Alfabetização

O Dia Mundial da Alfabetização é celebrado em 8 de setembro.

Com o propósito de fomentar a alfabetização nos vários países, a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) instituíram esta data em 1967.

O processo da aprendizagem de ler e escrever (alfabetização) está diretamente relacionado com o desenvolvimento de um país, conforme indicam pesquisas na área. Quanto mais pessoas analfabetas, menor é o índice de desenvolvimento.

Por esse motivo, nas últimas décadas vários países têm assumido o compromisso de combater o analfabetismo. Atualmente, a alfabetização atinge cerca de 85% da população mundial, de acordo com dados da ONU.

No entanto, estima-se que ainda existem quase 800 milhões de adultos no mundo que não sabem ler, escrever ou contar, e aproximadamente 250 milhões de crianças consideradas analfabetas funcionais (não conseguem interpretar os textos).

O objetivo não é apenas alfabetizar, mas fazer com que os jovens e adultos saibam interpretar um texto criticamente e que desenvolvam prazer com a leitura.

Abaixo a lista de países com as maiores taxas de analfabetismo no mundo:

Sudão do Sul: 73%
Afeganistão: 71.9%
Burkina Faso: 71.3%
Níger: 71.3%
Mali: 66.6%
Chade: 64.4%
Somália: 62.2%
Etiópia: 61%
Guineia: 59%
Benin: 57.6%
Serra Leoa: 56.7%
Haiti: 51.3%
Senegal: 50.3%
Wallis e Futuna: 50%
Gâmbia: 48.9%

Dia Nacional da Alfabetização
O Brasil ainda celebra o Dia Nacional da Alfabetização em 14 de novembro. Esta data foi criada por iniciativa do Ministério da Educação e Ciência (MEC), a partir da lei nº 19.402/1930.

Aniversário de São Luís

O aniversário de São Luís, capital do estado do Maranhão é celebrado em 8 de setembro, feriado municipal.

De acordo com alguns historiadores, foi nesse dia, em 1612, que uma cerimônia realizada pelos franceses assinalou a posse de terra do local que mais tarde recebeu o nome de São Luís.

Para celebrar essa data tão importante, os ludovicense - como são chamadas as pessoas que têm origem ou que vivem em São Luís - são presenteados com um cartaz de programação cultural muito interessante, com shows e apresentações folclóricas.

Além de ser um dos destinos turísticos mais bonitos do País, São Luís é conhecido por abrigar o maior número de azulejos portugueses da América Latina.

A cidade é conhecida por vários nomes, dentre os quais “Cidade dos Azulejos”, porque as fachadas do seu Centro Históricos são uma bela manifestação dessa arte; e “Atenas Brasileira”, porque muitos escritores nasceram lá, tais como Aluísio Azevedo e Graça Aranha.

História de São Luís

Existem controvérsias, mas segundo os especialistas, os português tentaram sem sucesso chegar ao Maranhão, tendo sido impedidos por sucessivos naufrágios.

Uma expedição francesa terá conseguido essa empreitada, tanto que o nome da capital maranhense homenageia os reis franceses Luís XIII e Luís IX.

Anos mais tarde, São Luís foi invadida pelos holandeses, até que finalmente os portugueses chegaram e os expulsaram da ilha. Daí resulta a sua riqueza cultural.

Aniversário de Vitória

O aniversário de Vitória, capital do Espírito Santo, é comemorado em 8 de setembro.

A cidade de Vitória é uma das três capitais brasileiras localizadas numa ilha, juntamente com São Luís (MA) e Florianópolis (SC).

A Ilha (na verdade, um arquipélago) era chamada de ilha do Mel e recebe hoje os apelidos de "Vix", "Cidade Sol", "Cidade Ilha".

Nos últimos anos, Vitória tem se destacado pelos ótimos índices de qualidade de vida que a situam como uma das melhores capitais brasileiras para se viver. Com quase 400 mil habitantes, espalhados numa área de 98,19 km que têm o privilégio de desfrutar as vistas da Baía de Vitória onde está localizada.

A região foi oficialmente ocupada em 23 de maio de 1535, no sopé do morro da Penha. No entanto, devido aos constantes ataques dos indígenas que defendiam sua terra, tanto como de franceses e holandeses que tentavam ocupá-la, os portugueses se mudam para uma ilha.

Assim, depois de vencerem uma dura batalha contra a tribo dos Goitacazes, refundaram a cidade e a batizaram de ilha de Vitória, marcando sua fundação no dia 8 de setembro de 1551, festa da natividade de Nossa Senhora.

Durante o período colonial, a cidade ganhou fortes, como o de são João, fundamentais para repelir os ataques vindos do litoral. Tal qual outras capitais como Salvador, as residências em Vitória foram edificadas no alto de morros e as fortificações em baixo.

Somente no século XIX, com o café, a cidade conheceria crescimento econômico. Posteriormente, a capital do estado do Espírito Santo se veria enriquecida, em 1940, com a construção do porto que escoaria a produção de minério explorado em Minas Gerais.

Festa do Aniversário de Vitória
As comemorações pelo aniversário da cidade acontecem em diversos pontos e vão de eventos como apresentações musicais, eventos esportivos e encontros gastronômicos.

A festa começa cedo com música no parque do Moscoso, com direito ao “parabéns pra você”. Já quem vai a ilha das Caeiras pode aproveitar e degustar os pratos servidos no Festival da Torta Capixaba e Frutos do Mar.

Para os esportistas, acontece a "Volta da Ilha", que consiste em 30 km que os canoístas devem superar dentro da Competição Nacional de Canoagem.

Curiosidade
Assim, como os habitantes do Rio de Janeiro são conhecidos por um gentílico de origem indígena, carioca, os nascidos em Vitória são os capixabas, que significava "roça de cultivo".

Dia de Nossa Senhora da Natividade

A festa da Natividade de Nossa Senhora se comemora em 8 de setembro.

Nossa Senhora da Natividade é padroeira do estado de Tocantins e de várias cidades brasileiras.

Neste dia, a Igreja Católica recorda o nascimento da Virgem Maria. Por isso, neste dia, ela também recebe os títulos de Nossa Senhora da Natividade, do Amparo, da Luz, da Vitória, dos Prazeres, etc.

Origem da Festa de Nossa Senhora da Natividade

Conta-se que os pais de Nossa Senhora, Joaquim e Ana eram idosos quando tiveram a menina. Posteriormente, ela vive no Templo dos três aos doze anos quando sai e se torna noiva de José, o carpinteiro.

Apesar de não ser mencionado nos Evangelhos, o nascimento de Maria foi comemorado desde os primórdios pela Igreja Católica. Porém, foi o Papa Inocêncio IV, em 1245, durante o Concilio de Lyon, na França, estendeu a festividade para toda a Igreja.

A data é escolhida de acordo com a festa da Imaculada Conceição, em 8 de dezembro, pois acredita-se de Nossa Senhora tenha sido concebida livre do pecado original. Assim, nove meses depois, a Virgem Maria nasceu.

Significado de Natividade
A palavra natividade vem do latim e significa "nascimento". Na Igreja Católica Romana somente três datas de nascimento são celebradas: o nascimento de são João Batista, em 24 de junho; o de Nossa Senhora e o de Jesus Cristo, em 25 de dezembro.

Dia de Santo Adriano

O Dia de Santo Adriano é celebrado em 8 de setembro.

Este santo viveu durante o século IV, e pertencia a chefia da guarda romana do Imperador Diocleciano, que na época perseguia contantemente os cristãos.
Adriano de Nicomédia era casado com Natália, e observava constantemente a devoção de sua esposa a fidelidade e amor a Deus.

Em determinado episódio, Adriano presenciou a prisão de 22 cristãos que testemunhavam o seu amor por Jesus sem medo de represálias. Naquele momento, ao ver a devoção dos cristãos, Adriano sentiu o chamado de Deus e se decidiu por seguir a Cristo.

Depois de sofrer muitas torturas para negar a fé em Cristo, Adriano foi martirizado e queimado vivo juntamente com os outros cristãos.
Para os católicos, a sua data de celebração é 8 de setembro. Mas, para a Igreja Ortodoxa, além de 8 de setembro, Santo Adriano também é celebrado em 4 de março e 26 de agosto.

Santo Adriano é padroeiro dos velhos soldados, dos guardas, dos comerciantes de armas, dos epiléticos e dos talhantes. Este santo recebe um culto especial na Bélgica, na França e na Alemanha.

www.calendarr.com
Calendarr

Mais...

Buscas

Todas as notícias

Publicidade
  • PARA ABENÇOAR
  • Judocam 300x250 - Pai, invista...
  • Aulas

Outras notícias...