Vamos Comemorar

Hoje é Dia da Natureza e também...

262.V

Calendarr

Dia da Natureza

O Dia da Natureza é celebrado anualmente em 4 de outubro.

Esta data é dedicada a conscientizar a sociedade a refletir sobre métodos sustentáveis de utilizar o meio ambiente, sem danificá-lo.

Por natureza, entende-se tudo aquilo que existe no planeta Terra e que não é produzido pelo ser humano, como a terra, a água, as árvores, a atmosfera, os animais e etc.

Para celebrar o Dia da Natureza, escolas e a Secretaria Especial do Meio Ambiente realizam campanhas e lançam projetos que incentivem a população a refletirem sobre a importância da natureza para o constante desenvolvimento e sobrevivência humana.

No Dia da Natureza também é celebrado o Dia dos Animais, no Brasil. O dia 4 de outubro também é o Dia de São Francisco de Assis, o padroeiro da ecologia.

Saiba mais sobre o Dia dos Animais e o Dia de São Francisco de Assis.

Atividades para o Dia da Natureza
Plantar uma árvore
Ajude a limpar uma praia;
Faça coisas com material reciclado;
Plante uma árvore ou um jardim em sua casa;
Utilize materiais reciclados;
Comece a separar o lixo para ser reciclado;
Ajude a limpar um parque público;
Não desperdiçar água e energia.

Dia de São Francisco de Assis

O Dia de São Francisco de Assis é comemorado anualmente em 4 de outubro.

A data homenageia um dos santos mais admirados pela comunidade católica romana: São Francisco de Assis, o padroeiro dos animais e da natureza, também conhecido por ser o santo dos pobres.

História de São Francisco de Assis
Francisco nasceu na cidade de Assis, na Itália, em 3 de julho de 1182. Filho de pais ricos, o jovem Francisco aproveitou sua infância e adolescência desfrutando da riqueza e era um jovem vaidoso.

No entanto, ao voltar de uma guerra, Francisco de Assis abandonou toda a vida de riquezas e luxo para "desposar a Senhora Pobreza" e começou a meditar em cavernas e igrejas abandonadas.

Num desses momentos, ele recebeu uma visão que pedia que sua igreja fosse reconstruída. Assim, começou por aquelas ruínas e atraiu um grande número de jovens que desejavam seguir seus passos.

A fim de meditar melhor sobre o mistério do nascimento de Cristo, São Francisco de Assis teria feito figuras representando São José, a Virgem Maria e Jesus, construindo o primeiro presépio, que se tornou tão popular no Natal.

Mais tarde, em 1224, enquanto meditava no Monte Alverne, São Francisco recebeu os estigmas de Cristo. Desta forma se unia a Ele aos sofrimentos de sua Paixão.

Fundação da Ordem Franciscana
Francisco tinha ouvido o chamado de Deus para seguir o caminho de Cristo. Assim sendo, o jovem passou a viver com alegria a vida da pobreza, humildade e obediência. Ele acreditava que para o cristão viver o real significado do Evangelho, deveria abdicar de todos os confortos e seguir à risca a vida de Jesus Cristo.

Desta maneira, escreveu a primeira regra da Ordem Franciscana e conseguiu a aprovação oral do Papa Inocêncio III, em 1209, dando origem ao ramo hoje conhecido como Frades Franciscanos Conventuais.

Igualmente, receberia a jovem Clara, que seria a responsável pelo ramo feminino dos franciscanos, sob o nome de Clarissas.

Seguindo seu caminho como peregrino de Deus, Francisco e seus seguidores viajaram por muitas cidades da Europa e África, como o Egito, Chipre, Roma, Síria e outras cidades e lugares considerados sagrados.

O amor de Francisco pelas "obras de Deus", ou seja, a natureza e tudo que nela está inserido era imenso. Ao abrir mão de toda a sua fortuna, Francisco de Assis se dedicou aos animais, ao meio ambiente e aos leprosos.

Dia do Agente Comunitário de Saúde

O dia do Agente Comunitário de Saúde é celebrado anualmente dia 4 de outubro.

O agente comunitário de saúde é um profissional que faz a ligação entre a comunidade e as unidades de saúde. A Lei n°10.507, de 10 de julho de 2002, regulariza a profissão.

Origem do Agente Comunitário de Saúde
A criação dos ACS tem sua origem no estado do Ceará quando foram criados em 1987. Na época, o objetivo era reduzir a mortalidade infantil, dar uma alternativa de trabalho às mulheres e, principalmente, estender o direito à saúde a todos os cidadãos daquele estado.

Rapidamente, o governo federal incorporou a ideia ao Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), em 1991.

Para ser um ACS é preciso ter o ensino fundamental completo, ser maior de 18 anos e ser aprovado num concurso público estadual ou municipal. Obrigatoriamente, o ACS deverá residir ao menos dois anos na microárea onde atuará.

Num país tão grande e problemático como o Brasil, os Agentes Comunitários de Saúde são fundamentais. Afinal, eles são responsáveis por:

Visitar as famílias de sua microárea e assim detectar doenças;
Ensinar normas de higiene;
Orientar as famílias sobre os serviços de saúde disponíveis;
Acompanhar o tratamento médico daqueles que necessitam;
Desenvolver atividades de promoção da saúde junto à população e ao lado de outros profissionais.

Dia do Cachorro

O Dia do Cachorro ou Dia dos Cães é comemorado anualmente em 4 de outubro.

O melhor amigo do homem é o grande homenageado desta data.

Os cães estão entre os animais de estimação mais queridos e populares, devido ao companheirismo e lealdade que são fortes características dos caninos.

Na realidade, o dia 4 de outubro comemora o Dia Mundial dos Animais, porém, diversas ONG’s e instituições de proteção aos cães aproveitaram esta data para promover campanhas de conscientização contra maus-tratos e cuidados necessários aos bichos de estimação.

Como surgiu o Dia do Cachorro?
A origem desta data faz referência ao nascimento de São Francisco de Assis, em 4 de outubro de 1225, considerado pela Igreja Católica como o padroeiro da ecologia e protetor dos animais.

Nesta data, por norma, clubes destinados exclusivamente aos apaixonados por cães se reúnem para celebrar todo o amor que sentem por seus bichinhos.

Instituições e ONG’s também ajudam a promover a adoção consciente e solidária de cachorros em canis, além de alertar a importância a castração para evitar o crescimento no número de cães de rua.

Outros países também têm dias especiais dedicados aos cães, como o National Dog Day, em 26 de agosto, que é comemorado no Canadá.

Como surgiu o Dia do Cachorro?
A origem desta data faz referência ao nascimento de São Francisco de Assis, em 4 de outubro de 1225, considerado pela Igreja Católica como o padroeiro da ecologia e protetor dos animais.

Veja também o Dia de São Francisco de Assis.

Nesta data, por norma, clubes destinados exclusivamente aos apaixonados por cães se reúnem para celebrar todo o amor que sentem por seus bichinhos.

Instituições e ONG’s também ajudam a promover a adoção consciente e solidária de cachorros em canis, além de alertar a importância a castração para evitar o crescimento no número de cães de rua.

Outros países também têm dias especiais dedicados aos cães, como o National Dog Day, em 26 de agosto, que é comemorado no Canadá.

Dia dos Animais

O Dia dos Animais é celebrado anualmente em 4 de outubro no Brasil.

A data destaca a importância que os animais têm na vida dos seres humanos e do planeta Terra, ressaltando o respeito e o compromisso que todos os seres humanos devem ter com o meio ambiente.

O Dia dos Animais é amplamente comemorado pela Igreja Católica. Em muitas paróquias são rezadas missas, onde os donos podem levar seus animais para receberem uma bênção especial.

A educação infantil deve ser direcionada desde cedo para a conscientização da importância de proteger e valorizar os seres que habitam o nosso meio ambiente, sejam os animais domésticos (cães e gatos, por exemplo), até mesmo os selvagens (leão, tigre, elefante e etc).

A existência de todas as espécies é essencial para o equilíbrio da cadeia alimentar de um ecossistema.

Origem do Dia dos Animais
O Dia Mundial dos Animais foi uma data inserida pela própria Igreja Católica, e é comemorada no dia 4 de outubro, pois é a data do nascimento de São Francisco de Assis, padroeiro da Ecologia, e conhecido por ser o protetor dos animais.

São Francisco se referia aos animais como irmãos e chamava-os de "irmão fera", "irmã leoa" e etc.

Dia Mundial do Sorriso

O Dia Mundial do Sorriso é comemorado anualmente na primeira sexta-feira do mês de outubro.

Esta data lembra a importância de um gesto simples, que agrada a todos e faz o mundo melhorar: sorrir.

Origem do Dia do Sorriso
O dia Mundial do Sorriso foi comemorado pela primeira vez em 1999 e, desde então, vem ganhando adeptos. No Brasil, as empresas fazem campanhas publicitárias específicas e aproveitam a data para comunicar seus produtos aos consumidores.

A data foi criada a pedido do desenhista americano Harvey Ball (1921-2001), autor do círculo amarelo sorridente, que se tornou um ícone mundial.

Ball nunca registrou sua criação e nem detinha os direitos de copyright e, desta maneira, não se enriqueceu com seu famoso símbolo.

Com o surgimento da comunicação via computadores, as carinhas amarelas se renovaram e ganharam outras expressões como tristeza, choro, gargalhada, decepção, sedução e muitas outras.

Atualmente, fazem parte de quase todas as redes sociais e são essenciais para incrementar o texto on line.

Benefícios do Sorriso
Provoca empatia no seu círculo de colegas e amigos;
Torna a pessoa mais atraente e aberta a relacionamentos;
Reduz o stress e a pressão arterial;
Aumenta a longevidade.

www.calendarr.com
Calendarr

Mais...

Buscas

Todas as notícias