Vamos Comemorar

Hoje é Dia do Dentista e também...

689.V

Calendarr

Dia do Dentista

O Dia do Dentista Brasileiro é comemorado anualmente no dia 25 de outubro.

A data homenageia o profissional responsável pela saúde dos dentes e que, entre outras coisas, tem como função combater doenças, fazer remoções, restaurações, cirurgias e limpezas dentárias

Por tudo isso, em 25 de outubro também é celebrado o Dia Nacional da Saúde Bucal.

Origem do Dia do Dentista no Brasil
A escolha desta data para o Dia do Dentista é uma comemoração à criação do curso de Odontologia no país.

O Decreto de Lei nº 9.311, de 25 de outubro de 1884 criou os primeiros cursos de graduação em Odontologia no Brasil, nos estados da Bahia e Rio de Janeiro.

Mais tarde, o Conselho Federal de Odontologia oficializou a data como o Dia Nacional do Cirurgião-Dentista.

Dia do Sapateiro

O Dia do Sapateiro é celebrado anualmente em 25 de outubro.

O sapateiro é o artesão que executa a arte de fabricar sapatos, uma das profissões mais antigas que existem.

Aliás, a necessidade de produzir sapatos surgiu quando o ser humano percebeu que precisava proteger os seus pés dos obstáculos do solo, do frio e de outras ameaças.

Atualmente, com as indústrias da moda, o trabalho dos sapateiros artesãos não é mais tão usual como antigamente. No entanto, ainda é comum encontrar profissionais que se dedicam à confecção de sapatos manualmente ou no reparo destes.

No Brasil, o Dia do Sapateiro é anualmente comemorado pela CNTV - CUT - Confederação Nacional do Ramo Vestuário da CUT.

Origem do Dia do Sapateiro

A escolha desta data é uma homenagem a dois santos: São Crispim e São Crispiniano, considerados os padroeiros dos sapateiros.

De acordo com os relatos cristãos, Crispim e Crispiniano eram dois irmãos cristãos que teriam vivido em Soissons, na França, por volta do século III. Durante o dia ambos saíam pelas ruas pregando o cristianismo e de noite trabalhavam como sapateiros, para conseguirem se sustentar.

Naquela época, o Império Romano perseguia os cristãos e, como consequência disso, os irmãos Crispim e Crispiniano foram assassinados por ordem do imperador.

Dia de São Crispim e São Crispiniano

O Dia de São Crispim e São Crispiniano é comemorado em 25 de Outubro.

Esta data, celebrada por toda a comunidade da doutrina cristã católica, homenageia a figura de dois irmãos gêmeos considerados os padroeiros dos sapateiros.

Crispim e Crispiniano viveram em meados do século III, sendo conhecidos por sua popularidade, carisma e pelas fervorosas pregações que faziam sobre Deus.

Foram perseguidos pelo Império Romano e martirizados até a morte.

Os irmãos eram sapateiros, por esta razão atualmente são considerados os padroeiros das pessoas que seguem esta profissão. Daí o Dia do Sapateiro também ser comemorado na mesma data.

Dia de São Frei Galvão

O Dia de Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, também conhecido por São Frei Galvão, é comemorado em 25 de outubro, no Brasil.

Esta data é celebrada principalmente pela comunidade cristã católica, que homenageia a figura do primeiro santo nascido no Brasil.

Frei Galvão nasceu na cidade de Guaratinguetá, em São Paulo, no século XVIII, e viveu como um frade, conhecido por ter sido o fundador do Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição da Divina Providência.

São Frei Galvão também fundou o Mosteiro da Luz, que atualmente é considerado um “Patrimônio Cultural da Humanidade” pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Frei Galvão, conhecido por ser “um homem da paz e da caridade”, foi canonizado em 11 de maio de 2007, pelo papa Bento XVI, em São Paulo.

www.calendarr.com
Calendarr

Mais...

Buscas

Todas as notícias