Revelação da ginástica

Após imitar Natália Gaudio em casa, atleta capixaba se torna uma das revelações da ginástica rítmica brasileira

487.V

William Lucas/Inovafoto/COB
Emanuelle Felberk, de Serra (ES), já é campeã sul-americana e faz a sua estreia nos Jogos Escolares

Emanuelle Felberk, de Serra (ES), já é campeã sul-americana e faz a sua estreia nos Jogos Escolares

Aos oito anos, Emanuelle Felberk passava o dia em casa assistindo aos vídeos de Natália Gaudio e tentando reproduzir as apresentações da ginasta. Tudo por conta própria, sem qualquer tipo de orientação. Foi quando a mãe decidiu enviar fotos e vídeos para a atleta olímpica. Natália ficou encantada com os treinos improvisados da menina e sugeriu que ela fosse ao seu clube, Escola de Campeãs (ES), fazer um teste. A sequência dessa história é contada pelas próprias atletas:

“Gostaram muito da Manu, porque ela aprendeu tudo sozinha e chegou ao clube sabendo fazer várias coisas. Todos ficaram impressionados com a capacidade e o talento dela”, diz Natália, que está em Blumenau (SC) como Embaixadora dos Jogos Escolares da Juventude.

“Agora eu treino de segunda a sexta em Vila Velha. Estudo de manhã e à tarde vou treinar. Às sextas, treino em Vitória, num ginásio do Governo”, explica Manu, 12 anos, que faz a sua estreia nos Jogos Escolares.

Apesar da pouca idade, a ginasta já vem obtendo grandes resultados, inclusive a nível internacional. Em 2018, por exemplo, Manu foi campeã sul-americana em Melgar (Colômbia). Com o apoio da mãe e de Natália, espera alçar voos ainda mais altos:

“Ninguém na minha família é atleta, mas a minha mãe fez Educação Física e gosto muito de esporte. Quero ser ginasta e disputar os Jogos Olímpicos”, afirma Manu, que é natural de Serra, região metropolitana de Vitória.

“A mãe dela é a maior incentivadora, talvez porque tivesse vontade de ser atleta. Então, ela realiza os sonhos dela com a Manu”, complementa Natália.

Os Jogos Escolares da Juventude são uma realização do Comitê Olímpico do Brasil (COB), com o apoio da Prefeitura de Blumenau e do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte).

www.cob.org.br
Comitê Olímpico do Brasil

Mais...

Buscas

Todas as notícias