Vamos Comemorar

Hoje é Dia Mundial do Urbanismo e também...

436.V

Calendarr

O Dia Mundial do Urbanismo é comemorado no dia 8 de Novembro.

O urbanismo consiste nos padrões estabelecidos para o crescimento de uma cidade em vários âmbitos, entre eles o técnico, econômico e administrativo.

O Dia Mundial do Urbanismo propõe um debate lúcido sobre a promoção e criação de soluções de urbanismo, que podem contribuir para uma saudável integração dos elementos de uma comunidade. Entre os temas debatidos estão o sistema de transportes, locais para habitação, soluções de lazer e planejamento de áreas verdes.

Origem do Dia do Urbanismo
Esta data comemorativa foi instaurada em Buenos Aires, em 1934, por Carlos María della Paolera, o primeiro sul-americano a se formar no Instituto de Urbanismo da Universidade de Paris.

Paolera defendia a construção de um urbanismo científico ou seja, o planejamento das cidades deveria ser tratado como uma ciência a fim de torná-la mais eficiente para seus cidadãos.

Em 1949, a Organização Nacional das Nações Unidas (ONU) decide adotar esta data no seu calendário e mais de 30 países seguem este recomendação. O Brasil comemora o dia do Urbanismo desde 1987, quando foi oficializada pela presidente José Sarney.

Por isso, neste dia, refletimos sobre nosso espaço urbano e seu planejamento, abordando os desafios e riscos inerentes à edificação de uma cidade.

O Dia do Radiologista

O Dia do Radiologista é comemorado anualmente no dia 8 de novembro.

A data homenageia o profissional responsável em examinar a estrutura óssea e muscular das pessoas através do Raio – X, uma das principais invenções da medicina contemporânea, ou por meio de outros equipamentos que ajudam a identificar problemas no interior do corpo humano.

O Dia do Radiologista celebra tanto os médicos radiologistas, profissionais formados no curso de ensino superior em medicina, quanto os técnicos em radiologia, que concluíram o ensino médio e se fizeram um curso técnico em radiologia.

Origem do Dia do Radiologista
Em 8 de Novembro de 1895, o físico alemão Wilhehm Conrad Roentgen começou a fazer experiências em seu laboratório na Universidade de Wurzburg. Sem saber, Roentgen estava criando uma das maiores descobertas da medicina contemporânea.

Em 22 de dezembro do mesmo ano, Roentgen usou a radiação para fotografar os ossos da mão de sua esposa. Sem saber ao certo o tipo de "raio" capaz de fazer tal feito, o alemão chamou a invenção de "Raio-X", sendo que o "X" sempre foi usado para indicar aquilo que é indeterminado ou desconhecido.

Depois de aperfeiçoar sua descoberta, Roentgen recebeu o Prêmio Nobel de Física, em 1903, por ter criado o "Raio-X".

Assim, os profissionais da área decidiram decretar o dia 8 de novembro como o Dia do Radiologista, homenageando a data em que o cientista começou seus estudos que levariam a descoberta de um dos aparelhos mais importantes do século XX.

www.calendarr.com
Calendarr

Mais...

Buscas

Todas as notícias