Vamos Comemorar

Hoje é dia Panamericano da Saúde e também...

383.V

ww2.soc.com.br

Dia Panamericano da Saúde

O Dia Panamericano da Saúde é comemorado anualmente em 2 de dezembro.

A data tem o objetivo de conscientizar e alertar a toda a população do continente sobre os principais cuidados a serem tomados para prevenir doenças típicas dessas regiões.

Entre essas prevenções, destaca-se o controle regular das vacinações, a boa alimentação e a pratica de esportes.

O Brasil, através de campanhas de vacinação extensas, conseguiu eliminar do território nacional doenças devastadoras, como a poliomielite (também conhecida como “paralisia infantil”).

Não apenas cuidar da própria saúde, mas também exigir do governo serviços públicos de saneamento com qualidade é uma das metas deste dia.

Outra data que também se preocupa em conscientizar as pessoas sobre os cuidados com a saúde é o Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril.

Origem do Dia Panamericano da Saúde
No Brasil, o Dia Panamericano da Saúde foi instituído a partir do Decreto de Lei nº 8.289, de 2 de dezembro de 1941.

Esta data é gerida pela Organização Panamericana da Saúde (OPAS), criada em 1902 e responsável por melhorar as condições de saúde dos países que pertencem ao continente americano.

Dia Nacional do Samba

O Dia Nacional do Samba ou Dia do Samba é comemorado anualmente em 2 de dezembro.

O Brasil é conhecido internacionalmente pelo samba, um estilo musical e de dança típico do país. O Carnaval é a festividade onde o samba seria popularizado virando o ritmo oficial da festa.

O samba é apreciado pelos brasileiros em todas as regiões do Brasil, porém, tradicionalmente, o ritmo se tornou “marca registrada” do Rio de Janeiro e da Bahia.

Origem do Dia do Samba
O Dia Nacional do Samba não é uma data comemorativa oficial e foi aprovado como lei estadual do Estado da Guanabara (atual município do Rio de Janeiro), através da Lei n° 554, de 27 julho de 1964.

Na Bahia, também havia um projeto de lei, de 1963, que pretendia instituir o Dia do Samba. Já considerando a sua aprovação, o projeto declara que as comemorações da data nesse ano homenageariam Ary Barroso, compositor brasileiro, autor de "Aquarela do Brasil", entre outras.

É possivelmente por esse motivo que se passou a divulgar a ideia de que a data teria sido criada em homenagem ao sambista.

Assim, embora o Dia Nacional do Samba não seja oficial, a sua comemoração é conhecida nacionalmente.

Dia Nacional das Relações Públicas

O Dia Nacional das Relações Públicas é comemorado anualmente em 2 de dezembro.

A data homenageia o profissional de Relações Públicas, responsável pela gestão da comunicação de uma organização, assessoria de imprensa, empresa privada ou pública, organização de eventos e etc.

Origem do Dia Nacional das Relações Públicas
O Dia Nacional das Relações Públicas surgiu no Brasil a partir do Decreto de Lei nº 7.197, de 14 de junho 1984, que determinou o dia 2 de dezembro como data oficial para a comemoração.

O dia 2 de dezembro foi escolhido como Dia Nacional das Relações Públicas por ser a data de nascimento do patrono das Relações Públicas no Brasil, Eduardo Pinheiro Lobo (2 de dezembro de 1876 - 15 de fevereiro de 1933).

xxx

Dia da Astronomia

O Dia da Astronomia é comemorado em 2 de dezembro no Brasil.

A data homenageia a ciência que explora, observa e estuda o universo e tudo que existe nele: planetas, estrelas, satélites naturais, galáxias e etc.

A astronomia é uma das ciências mais antigas que existem no mundo, responsável pela descoberta da origem, movimentação, composição e demais comportamentos dos corpos celestes que estão espalhados por todo o universo.

Os astrônomos - estudiosos e cientistas que estudam a ciência da astronomia - olham para o céu em busca de respostas para as grandes e pequenas questões sobre o que existe além da imensidão do "manto azul" do firmamento terrestre.

Origem do Dia da Astronomia
O Dia da Astronomia no Brasil surgiu em homenagem a data de nascimento do imperador Dom Pedro II (2 de dezembro), que era considerado um astrônomo amador e o patrono da astronomia brasileira.

A Sociedade Brasileira de Astronomia, fundada em 1947, foi quem escolheu a data de 2 de dezembro como Dia Nacional da Astronomia.

www.calendarr.com
Calendarr

Mais...

Buscas

Todas as notícias