Data Comemorativa

Vamos comemorar! Hoje é dia Justiça, dia da Imaculada Conceição e dia da Família

213.V

UnG

Dia da Justiça

O Dia da Justiça é comemorado anualmente em 8 de dezembro, no Brasil.

A data tem o objetivo de homenagear o Poder Judiciário brasileiro e todos os profissionais responsáveis em fazer com que a justiça seja cumprida com imparcialidade.

O Poder Judiciário é um dos três principais poderes da República no Brasil. Assim como o Legislativo e o Executivo, o Judiciário é essencial para o funcionamento da sociedade de uma nação, julgando a aplicação das leis e garantindo que sejam cumpridas.

O Poder Judiciário está divido entre os seguintes órgãos: Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunais Regionais Federais e juízes federais, Tribunais e Juízes do Trabalho, Tribunais e Juízes Eleitorais, Tribunais e Juízes Militares e Tribunais e Juízes dos Estados e do Distrito Federal.

Ver também: Dia Mundial da Justiça Social.

Origem do Dia da Justiça
O Dia da Justiça foi estabelecido através do artigo 5º do Decreto de Lei nº 1.408, de 9 de agosto de 1951. A data é considerada feriado em todo o território nacional, ou seja, no Dia da Justiça todos os fóruns e ofícios de Justiça não funcionam.

Mesmo sendo oficializado apenas em 1951, o Dia da Justiça é celebrado desde 1940 em referência a imagem da Imaculada Conceição.

Dia da Imaculada Conceição

O Dia da Imaculada Conceição de Maria é comemorado anualmente em 8 de dezembro.

Esta data é celebrada principalmente pela comunidade cristã católica, sendo considerada como a comemoração de um dos dogmas mais importantes do cristianismo: a concepção sem mácula da Virgem Maria como forma de prepará-la para a vinda do Filho de Deus.

A Virgem Maria é venerada como uma santa imaculada e livre de pecados desde os primórdios do cristianismo.

Apenas em 28 de fevereiro de 1476 esta data foi decretada pelo Papa Sisto IV como uma festa universal.

A festa da Imaculada Conceição ganhou caráter obrigatório no século XVIII, através da decisão do Papa Clemente XI.

Porém, só recebeu o título de um dogma católico em 8 de dezembro 1854, pelo Papa Pio IX, sendo este o motivo da escolha do dia 8 de dezembro para celebrar a festa litúrgica.

Em vários países europeus, incluindo Portugal, o Dia da Imaculada Conceição é considerado feriado nacional.

Dia da Família

O Dia da Família é comemorado anualmente em 8 de dezembro no Brasil.

A data serve para homenagear e lembrar a importância da presença da "instituição" familiar na vida de uma pessoa, ajudando na formação da educação, cultura, da moral e da ética comum a todos.

Família não é apenas mamãe e papai, mas também todos aqueles que cuidam e protegem. Uma família pode ser formada apenas pelos avós/avôs, mãe solteira, pai solteiro, mamãe e mamãe ou papai e papai. O que importa é quem cuida e educa o ser humano e não apenas quem "põe no mundo", como se diz popularmente.

O Dia Internacional da Família é celebrado anualmente em 15 de maio.

Homenagem para o Dia da Família
Mamãe e mamãe, papai e papai, vovó e vovô… Todos os tipos de famílias são legítimos, afinal de contas a família é quem acolhe e ama! Parabéns a todas as famílias do Brasil!

A família é um dos bens mais preciosos, pois estão presentes não apenas nos momentos de felicidade, mas também nos tempos difíceis. Diga a sua família o quanto ela é especial para você! Feliz Dia da Família para todas as famílias!

Para outras lindas mensagens que você vai adorar compartilhar com sua família, acesse o Mundo das Mensagens!

Origem do Dia Nacional da Família
O Decreto de Lei nº 52.748, de 24 de outubro de 1963, intitula 8 de dezembro como sendo o Dia Nacional da Família. A data foi escolhida por coincidir com o Dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

Por este motivo, a data era considerada um feriado religioso antigamente, porém, hoje em dia é facultativo.

No Brasil, também se comemora o Dia da Família na Escola, em 24 de abril, instituído pelo Ministério da Educação (MEC).

www.calendarr.com
Calendarr

Mais...

Buscas

Todas as notícias