Data Comemorativa

Vamos comemorar! Hoje é dia do Aniversário do Rio de Janeiro e dia Mundial da Oração

256.V

Wikioso

Aniversário do Rio de Janeiro

O Aniversário do Rio de Janeiro é comemorado em 1 de março na capital carioca.

A cidade do Rio de Janeiro é internacionalmente conhecida como uma das mais belas do mundo, pelas suas incríveis paisagens naturais e pelo caloroso e divertido povo carioca.

Muitas pessoas confundem o dia do aniversário do Rio de Janeiro (1º de março) com o dia do santo padroeiro da cidade: São Sebastião, que é celebrado em 20 de janeiro pela Igreja Católica. Ao contrário do 1º de março, o Dia de São Sebastião é feriado municipal na capital carioca.

Em 1º de março de 1565, Estácio de Sá fundou oficialmente a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, com o intuito afastar tentativas de invasões deste território por parte de nações estrangeiras, como os franceses e espanhóis.

A prefeitura do Rio de Janeiro promove várias atividades para o público como forma de comemoração do aniversário da cidade. Shows ao vivo, exposições e demais atividades culturais são algumas das atrações que os cariocas podem aproveitar durante esta data.

Tradicionalmente, também é servido um bolo gigantesco para que os populares possam “cantar parabéns” para a cidade sob o Cristo Redentor, principal símbolo da capital fluminense. Depois, o bolo é repartido e distribuído entre os presentes.

Dia Mundial da Oração

O Dia Mundial da Oração é uma celebração móvel que ocorre na primeira sexta-feira de março, conforme foi estabelecido em 1968.

Este dia não é destinado apenas para uma religião específica, mas para todas as crenças que utilizam orações como forma de interceder pela realização de obras benéficas para a humanidade.

A data é celebrada em mais de 170 países, com o principal objetivo de promover o aumento das obras missionárias, além de ajudar na troca de experiências entre cristãos e fiéis religiosos de todo o mundo.

Origem do Dia Mundial da Oração
O Dia da Oração surgiu no século XIX, através de um grupo de mulheres cristãs dos Estados Unidos e Canadá. O objetivo era conscientizar as pessoas de que o ato de orar ia além de proferir palavras ou fazer penitências, mas também agir efetivamente no auxilio de causas sociais.

Com o passar do tempo, cada vez mais grupos femininos de diversas denominações cristãs, como batistas, anglicanos e presbiterianos foram estabelecendo dias para orar pelas missões de suas próprias igrejas. Também tinham como propósito alertar para as necessidades das mulheres e crianças.

No entanto, após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), com a consciência de que o mundo sofria dos mesmos problemas, muitas associações femininas se uniram para fazer um dia especial onde se orasse por todos aqueles que necessitavam.

Nascia, assim, na década de 20 do século XX, o Comitê do Dia Mundial da Oração, que ficou encarregado de elaborar uma liturgia específica para este dia.

Em 1968 ficou estabelecido que a cada quatro anos o Comitê Internacional do Dia Mundial de Oração se reuniria. Com isso, o movimento expandia e organizava-se. Um ano depois, em 1969, a União Mundial de Organizações Católicas Femininas soma-se a esta iniciativa.

No Brasil, o Dia Mundial da Oração começou a ser celebrado a partir de 1938 por um grupo de cristãos da Igreja Presbiteriana.

www.calendarr.com
Calendarr

Mais...

Buscas

Todas as notícias