Data Comemorativa

Vamos comemorar! Hoje é Aniversário de Curitiba e de Salvador

527.V

euamocuritiba.com.br

Aniversário de Curitiba

O aniversário de Curitiba é comemorado em 29 de março, dia em que foi fundada no ano de 1693. Em 2018 a cidade, que é a capital do estado do Paraná, completa 325 anos.

Na altura da sua fundação, seu nome era Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Foi assim até 1721, a partir de quando passou a ser Curitiba, nome de origem indígena que surgiu do guarani kur yt yba, que quer dizer "grande quantidade de pinheiros”.

Dia 29 de março é feriado em Curitiba?
Apesar de ser o dia do seu aniversário, não é feriado. Mas, os curitibanos descansam no dia da sua padroeira, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, cujo feriado é em 8 de setembro. Assim, ficam com dois dias de folga, pois vem logo a seguir ao feriado do dia da Independência do Brasil.

Há serviços, no entanto, que consideram o dia 29 de março como ponto facultativo, é o que acontece com os servidores públicos.

Comemoração
O aniversário de Curitiba é comemorado em vários locais da cidade, onde a programação inclui muito divertimento para as crianças.

Por tradição, já há 15 anos, o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Paraná (Sipcep) e seus parceiros produzem um bolo gigante que é servido à população.

Aniversário de Salvador

O aniversário de Salvador é comemorado no dia 29 de março, data em que foi fundada, em 1549, por Tomé de Sousa, governador-geral do Brasil.

Na sua fundação, a capital da Bahia, recebeu o nome de São Salvador da Bahia de Todos os Santos. Isso porque a primeira expedição exploratória chegou no dia 1º de novembro, dia de Todos dos Santos.

Depois disso, por ocasião da sua fundação, o rei de Portugal mandou fazer uma homenagem a Jesus Cristo, de modo que ao nome se juntou São Salvador.

Além de primeira cidade do Brasil, foi em Salvador também onde se constituiu a primeira sede da administração colonial portuguesa do nosso país, assim considerada a primeira capital do Brasil até 1763, quando a mesma foi transferida para o Rio de Janeiro.

Conhecida principalmente pelo Carnaval e pela sua gastronomia com influência africana, Salvador comemora o seu aniversário com música e muitos eventos culturais variados, tal como feiras de arte e exposições.

Conforme estimativa de 2017 do IBGE, Salvador conta com uma população de quase 3 milhões de habitantes, sendo uma das mais populosas do país. Dentre os principais pontos turísticos da cidade têm destaque o Pelourinho, o Elevador Lacerda, o Farol da Barra, a Basílica Nosso Senhor do Bonfim, dentre outros.

www.calendarr.com
Calendarr

Mais...

Buscas

Todas as notícias

Publicidade
  • Judocam 300x250 - Pai, invista...
  • Aulas
  • Cefec - Centro de Formação Educacional de Campos
  • PARA ABENÇOAR

Outras notícias...