Vamos Comemorar

Hoje é dia de São Jorge, dia do Torcedor Corinthiano, dia Mundial do Escoteiro e dia Mundial do Livro

227.V

Calendarr

Dia de São Jorge

O Dia de São Jorge é comemorado anualmente em 23 de abril e é considerado um feriado estadual do Rio de Janeiro.

A data é celebrada por várias nações e culturas para quem o santo é patrono, como Reino Unido, Portugal, Geórgia, Catalunha, Bulgária e outros. Existe uma história popular de que a imagem de São Jorge matando o dragão pode ser visível na lua cheia.

São Jorge foi um padre e soldado romano no exército do imperador Diocleciano, e é venerado como mártir cristão. Conhecido como "santo guerreiro", é um dos santos mais venerados no catolicismo e ficou imortalizado no conto em que mata o dragão.

Antes de 2008, o feriado era comemorado apenas no município do Rio de Janeiro, pois São Jorge é o padroeiro desta cidade, até que foi instituído feriado estadual de acordo com a Lei 5198/08, de 05 de março.

A figura de São Jorge também é cultuada pelas religiões afro-brasileiras, como a Umbanda. Neste caso, São Jorge é sincretizado na forma do orixá Ogum.

Dia do Torcedor Corinthiano

O Dia do Torcedor Corinthiano é comemorado anualmente em 23 de abril, no Brasil.

A data foi criada para homenagear e celebrar todos os fãs do Sport Club Corinthias Paulista, fundado em 1910. Os corintianos ou Alvinegros, como são chamados os torcedores do Corinthias, formam atualmente uma das maiores torcidas esportivas do Brasil.

Origem do Dia do Torcedor Corinthiano
A data foi criada com a Lei nº 14.399, de 5 de maio de 2007, autoria do então vereador Antônio Goulart, que determina o Dia do Torcedor Corinthiano para o dia 23 de abril.

A data foi escolhida em homenagem ao Dia de São Jorge, padroeiro do Corinthians, que também é celebrado em 23 de abril, entre os católicos.

Atualmente, a data está oficialmente inserida no calendário oficial dos eventos da cidade de São Paulo.

Dia Mundial do Escoteiro

O Dia Mundial do Escoteiro é comemorando em todo o mundo no dia 23 de abril. O movimento foi fundado pelo britânico Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, com o objetivo de tornar meninos cidadãos exemplares. O escoteiros tem diversos lemas, como "estar sempre alerta para ajudar o próximo e praticar diariamente uma boa ação".

Os escoteiros prezam a natureza e as atividades ao ar livre como exercícios, excursões e acampamentos, e têm como finalidade serem sadios para desenvolver noções de dever com a Pátria e para com o próximo.

O Dia Mundial do Escoteiro também é conhecido simplesmente como Dia do Escoteiro, ou Dia do Escotismo.

Origem do Dia Mundial do Escoteiro
O Dia Mundial do Escoteiro é celebrado no dia 23 de abril em homenagem ao padroeiro dos escoteiros, São Jorge. São Jorge é conhecido como um santo guerreiro, uma vez que ele foi soldado de cavalaria, e logo cedo ficou conhecido por sua bravura. Robert Stephenson Smyth Baden-Powell que escolheu São Jorge para ser o padroeiro dos escoteiros, por o considerar um modelo a ser seguido, pois São Jorge "fez o melhor que pode e, conseguiu superar uma dificuldade que ninguém ousara enfrentar".

Dia Mundial do Livro

O Dia Mundial do Livro, ou simplesmente Dia do Livro, é comemorado anualmente em 23 de abril.

Além de homenagear várias obras literárias e seus autores, a data também busca conscientizar as pessoas sobre os prazeres da leitura.

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor
No Dia Mundial do Livro também é celebrado o Dia dos Direitos de Autor.

A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) criou a data do "Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor" para encorajar as pessoas, especialmente os jovens, a descobrirem os prazeres da leitura, e conhecerem a enorme contribuição dos autores de livros através dos séculos.

Uma tradição catalã ligada aos livros já existia no dia 23 de abril, e parece ter influenciado a escolha da Unesco. Na tradição catalã, no dia de São Jorge (23 de abril), é costume dar uma rosa para quem comprar um livro. Trocar flores por livros já se tornou tradição em outros países também.

Origem do Dia Mundial do Livro
A Unesco escolheu a data do Dia Mundial do Livro em 1995, em Paris, durante o XXVIII Congresso Geral.

O dia 23 de abril foi escolhido por ser a data da morte de três grandes escritores da história: William Shakespeare, Miguel de Cervantes, e Inca Garcilaso de la Vega.

23 de abril é também a data de nascimento ou morte de outros autores famosos, como Maurice Druon, Haldor K.Laxness, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo.

www.calendarr.com
Calendarr

Mais...

Buscas

Todas as notícias