Vamos Comemorar

Hoje é dia da Educação, dia da Sogra e dia Nacional da Caatinga

272.V

Calendarr

Dia da Educação

O Dia da Educação é comemorado anualmente em 28 de abril.

A data serve para incentivar e conscientizar a população sobre a importância da educação, seja escolar, social ou familiar, para a construção de valores essenciais na vida em sociedade e do convívio saudável com outros indivíduos.

Muitas pessoas associam a palavra "educação" com o ambiente escolar, o que não deixa de ser correto, porém não deve ser apenas a escola o único instrumento importante de educação de uma criança ou jovem.

A família é a base da formação educacional de uma pessoa, os pais ou responsáveis devem estar atentos e participar da formação dos valores sociais, éticos e morais do indivíduo.

O dever do Estado é garantir condições para a formação educacional de todos os cidadãos, com qualidade e gratuitamente.

O Brasil ainda enfrenta graves problemas com a qualidade do ensino e educação, no entanto o número de analfabetos caiu bastante nos últimos dez anos, segundo dados do Ministério de Educação e Cultura - MEC.

No Brasil, a educação também é motivo de destaque no dia 25 de agosto, quando se comemora o Dia Nacional da Educação Infantil, a partir da Lei nº Lei 12.602/12, sancionada pela presidente Dilma Rousseff.

Origem do Dia da Educação
O dia da Educação foi escolhido no dia 28 de abril quando terminava o Fórum Mundial de Educação realizado em Dakar, Senegal, no ano de 2000.

Neste Fórum ficou estabelecido o compromisso dos países de levar a educação básica e secundária a todas as crianças e jovens do mundo.

Atividades para o Dia da Educação
Nesta data, instituições de ensino, como escolas e universidades, por exemplo, podem organizar diversas atividades que ajudem a reunir a comunidade e transmitir a importância dos valores educacionais para a formação da criança e do adolescente.

Dia da Sogra

O Dia da Sogra é comemorado em 28 de abril no Brasil.

Esta data celebra a existência da mãe do cônjuge de uma pessoa (marido ou esposa), além de ser uma presença muito importante para os filhos, pois é nada mais, nada menos que a avó das crianças.

No Brasil, a relação genro e sogra sempre foi um prato cheio para a comédia e brincadeiras. Uma espécie de relação de "amor e ódio" entre genros e sogras.

Ninguém sabe ao certo como essa relação começou, mas existem algumas lendas populares pelo país que tentam explicar.

Normalmente, neste dia os genros presenteiam as suas sogras com rosas e declaram o carinho que sentem por ela.

A Sogra na Cultura Popular
A difícil convivência entre genros e sogras foi consagrada na música popular brasileira, especialmente no samba. O compositor e cantor Bezerra da Siva conta na canção "Sequestraram a minha sogra" a história de um criminoso que rapta a sogra e pede um resgate. Após ficar um tempo com ela, o sequestrado desiste e a devolve:

Sequestraram minha sogra, bem feito pro sequestrador
Ao invés de eu pagar o resgate, foi ele quem me pagou

Na mesma linha, o sambista Dicró canta em "O Bingo", a história de um bingo cujo prêmio principal era a sogra:

Vou fazer um bingo
Lá na casa da vovó
O premio é minha sogra
Sai numa pedra só
Quem ganhou tem que levar
Leva essa droga pra lá

Dia Nacional da Caatinga

O Dia Nacional da Caatinga é celebrado anualmente em 28 de abril no Brasil.

Esta data foi criada com o intuito de não apenas homenagear este bioma único, mas também conscientizar as pessoas sobre a importância da sua conservação para o equilíbrio ambiental.

A caatinga é um bioma único do Brasil, ocupando aproximadamente 11% do território nacional.

A caatinga engloba os seguintes estados brasileiros: Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e parte de Minas Gerais.

Veja também: Dia Mundial do Meio Ambiente.

Origem do Dia Nacional da Caatinga
Esta data foi oficializa através do Decreto Federal de 20 de agosto de 2003, que determina que anualmente, em 28 de abril, seja comemorado o Dia da Caatinga no país.

Ainda de acordo com o Decreto, a responsabilidade para a promoção e organização de ações próprias para conscientizar a população sobre a importância desse bioma caberá ao Ministério do Meio Ambiente.

O dia 28 de abril foi escolhido em homenagem ao professor João Vasconcelos Sobrilho (1908 – 1989), um dos pioneiros nos estudos ambientais no Brasil.

www.calendarr.com
Calendarr

Mais...

Buscas

Todas as notícias