Vamos Comemorar

Hoje é dia da Vitória, do Artista Plástico, do Profissional de Marketing, dia Internacional da Cruz Vermelha e dia Nacional do Turismo

248.V

Calendarr

Dia da Vitória

O Dia da Vitória é celebrado anualmente em 8 de maio em todo o mundo ocidental.

Também conhecido como Dia da Vitória na Europa ou V-E Day, esta data é uma homenagem ao fim da Segunda Guerra Mundial, com a derrota da Alemanha Nazi e a vitória do grupo de países conhecidos por Aliados.

Em 8 de maio de 1945 chegava ao fim o terrível período de seis anos que durou a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), com a derrota dos nazistas que dominavam grande parte do continente europeu na época.

Oficialmente, os Aliados haviam decidido que o V-E Day deveria ser celebrado em 9 de maio (data oficial da rendição alemã), mas a imprensa da época antecipou a notícia da vitória e popularizou o 8 de maio como o Dia da Vitória.

A Rússia, no entanto, manteve o acordo inicial dos Aliados e celebra o dia da Grande Guerra Patriótica (combate decisivo contra a Alemanha Nazista) em 9 de maio.

O mundo ainda celebra o V-J Day, data que marca a grande vitória sobre o Império do Japão durante a Segunda Guerra Mundial, em 15 de agosto de 1945.

Neste caso, em algumas localidades dos Estados Unidos, o “Victory Day”, como ficou conhecido o V-J Day, é considerado um feriado estadual, celebrado anualmente na segunda segunda-feira de agosto.

Dia do Artista Plástico

O Dia do Artista Plástico é comemorado anualmente em 8 de maio no Brasil.

A data serve para homenagear e celebrar uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade: a pintura. Porém, os artistas plásticos não são apenas reconhecidos por suas pinturas, mas também por fazer esculturas e demais instalações artísticas.

Para um artista plástico o domínio das técnicas artísticas é primordial para a produção de uma obra de arte. No entanto, mais importante do que a técnica, está a criatividade e o talento, características que são consideradas por muitos como um "dom de nascimento".

Origem do Dia do Artista Plástico
O Dia do Artista Plástico surgiu para homenagear o pintor brasileiro José Ferraz de Almeida Junior, considerado um ícone entre os nomes mais importantes das artes plásticas no século XIX, no Brasil.

José Ferraz de Almeida nasceu no dia 8 de maio de 1851, na cidade de Itu, interior de São Paulo.

José Almeida foi assassinado em 13 de novembro de 1899. Apenas em 1950 que o dia 8 de maio passou a ser oficialmente declarado o Dia do Artista Plástico Brasileiro.

Dia do Profissional de Marketing

O Dia do Profissional de Marketing é comemorado anualmente em 8 de maio.

A data tem o objetivo de homenagear os profissionais responsáveis em criar e vender ideias, além de desenvolver estratégias e projetos que ajudam a movimentar e melhorar a competição no mercado de trabalho.

Os profissionais de marketing devem também conhecer e identificar os vários perfis dos clientes de seus produtos, além de estarem informados sobre a situação do mercado, para tentar achar a melhor forma de atender aos "desejos" de seus clientes.

Atualmente, profissionais de marketing podem ter diversas formações acadêmicas, como jornalismo, publicidade e propaganda, letras, marketing e administração.

Dia Internacional da Cruz Vermelha

O Dia Internacional da Cruz Vermelha é celebrado em 8 de maio.

Nesta data a solidariedade e a ajuda humanitária são as grandes homenageadas, pois são duas das características mais marcantes da Cruz Vermelha.

O Dia da Cruz Vermelha é comemorado nesta data em homenagem a data de nascimento do fundador desta organização humanitária (considerada a maior do mundo), Henry Dunant, em 8 de maio de 1828, em Genebra, na Suíça.

De acordo com Dunant, a ideia de criar a Cruz Vermelha surgiu depois da difícil experiência que teve nos campos de batalha na Itália, onde ajudou inúmeros soldados feridos.

Criada em 1863, a Cruz Vermelha Internacional está atualmente presente em cerca de 190 países e reúne o impressionante número de aproximadamente 97 milhões de voluntários ao redor de todo o planeta.

Como resposta a sua colaboração à humanidade, Henry Dunant recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1901.

Princípios da Cruz Vermelha
Os fundamentos básicos da Cruz Vermelha são:

Humanidade
Imparcialidade
Neutralidade
Independência
Voluntariado
Unidade
Universalidade

Os voluntários da Cruz Vermelha devem executar as suas funções tendo como base os sete princípios base deste movimento humanitário.

Cruz Vermelha no Brasil
A Cruz Vermelha Brasileira (CVB) foi fundada em 5 de dezembro de 1908, por iniciativa do doutor Joaquim de Oliveira Botelho, que se inspirou neste movimento internacional e decidiu implantá-lo no Brasil para ajudar a proteger e salvar vidas brasileiras.

A CVB atua seguindo todos os princípios internacionais da Cruz Vermelha, além da constituição definida de acordo com as convenções de Genebra.

Atualmente, estima-se que existam mais de 20 mil voluntários da Cruz Vermelha cadastrados em todo o país.

Dia Nacional do Turismo

O Dia Nacional do Turismo é comemorado anualmente em 8 de maio.

A data tem a finalidade de promover e homenagear a prática do turismo entre os brasileiros, conscientizando a população das diversas belezas naturais e culturais que formam o Brasil.

Este dia ainda lembra a importância de conhecer e respeitar as leis de cada nação e cultura antes de viajar como turista. De acordo com a OMT - Organização Mundial do Turismo, a viagem é caracterizada como turística quando um ou mais indivíduos viajam para fora de seu ambiente residencial entre um período de 24 horas a 120 dias, sem exercer qualquer tipo de atividade profissional.

Os brasileiros ainda comemoram o Dia Mundial do Turismo, em 27 de setembro, que incentiva a pratica do turismo internacional, com o intuito de fazer as pessoas conhecerem novos lugares, culturas e sociedades.

Origem do Dia Nacional do Turismo
Oficialmente, o Dia Nacional do Turista passou a ser comemorado em 8 de maio através da Lei nº 12.625, de 9 de maio de 2012, sancionada pela presidente Dilma Rousseff. Até então havia muita confusão, pois várias pessoas acreditavam que esta data era celebrada em 2 de março.

A escolha desta data para celebrar o Dia Nacional do Turismo é uma homenagem ao pedido que o Estado do Paraná fez em 8 de maio de 1916 para que as terras próximas às Cataratas do Iguaçu fossem desapropriadas, com o intuito de transformar a área numa zona pública para turismo.

Este pedido somente foi acatado em 28 de julho do mesmo ano, através do Decreto Estadual nº 653/1916. Assim, foi criado o famoso Parque Nacional do Iguaçu, conhecido por receber em média 1,5 milhões de visitantes por ano.

www.calendarr.com
Calendarr

Mais...

Buscas

Todas as notícias