Vamos Comemorar

Hoje é dia do Defensor Público, do Estudante de Direito, do Físico e de São Crispim de Viterbo

245.V

Anadep

Dia do Defensor Público

O Dia do Defensor Público é comemorado anualmente em 19 de maio.

Esta data homenageia a todos os profissionais do Direito que se dedicam a proporcionar o direito fundamental dos cidadãos à justiça.

Os defensores públicos garantem a defesa das pessoas que não têm dinheiro para pagar os serviços de um advogado particular, por exemplo.

Origem do Dia do Defensor Público
Oficialmente, o Dia do Defensor Público foi instituído a partir do decreto de lei nº 10.448, de 9 de maio de 2002, que também é reconhece esta data como o Dia Nacional da Defensoria Pública. No entanto, as comemorações do Dia do Defensor Público são feitas desde 1983.

A escolha desta data é uma homenagem ao falecimento do Santo Ivo (Ivo Hélory de Kermartín), em 19 de maio de 1303, na França. Doutor em teologia, direito, letras e filosofia, Santo Ivo é considerado o patrono dos advogados e conhecido como o defensor dos pobres, órfãos e viúvas.

De acordo com os relatos históricos, durante a sua vida, Santo Ivo atuou como defensor dos menos afortunados contra as pessoas mais poderosas.

Dia do Estudante de Direito

O Dia do Estudante de Direito é comemorado anualmente em 19 de maio, no Brasil.

A data homenageia o esforço e a dedicação daqueles que se preparam para exercer profissões relacionadas com a defesa da justiça, sejam advogados, juízes, desembargadores e etc.

No Brasil, a busca pelo conhecimento, através do estudo, já é homenageada no dia 11 de agosto, quando se comemora o Dia Nacional do Estudante e o Dia do Advogado.

O Dia do Estudante de Direito é celebrado em 19 de maio em homenagem à figura de Santo Ivo, considerado pela Igreja Católica o "padroeiro dos advogados" ou "advogado dos pobres".

Dia do Físico

O Dia do Físico é celebrado anualmente em 19 de maio.

Esta data é uma homenagem aos profissionais que se dedicam a estudar a ciência que rege todas as ações, processos e consequências do universo: a física!

Graça aos estudos e pesquisas dos físicos, as civilizações vivem hoje com uma série de coisas que revolucionaram completamente o mundo, como a eletricidade, os motores, as geladeiras, celulares, aviões, computadores, câmeras e etc.

No Brasil, o 19 de maio passou a ser comemorado como Dia do Físico a partir de 2005, quando a ONU (Organização das Nações Unidas) decretou aquele o Ano Internacional da Física, em homenagem ao centenário do “Ano Miraculoso de Einstein”.

Em 1905, Albert Einstein, um dos mais importantes físicos da história, publicou seus artigos referentes à Teoria da Relatividade, estudo que revolucionaria para sempre a Física.

Algumas pessoas consideram que a escolha do dia 19 de maio (19/05) seja uma referência ao ano 1905.

Dia de São Crispim de Viterbo

O Dia de São Crispim é celebrado em 19 de maio.

Esta data homenageia o primeiro santo canonizado pelo Papa João Paulo II: São Crispim de Viterbo, natural da Itália, que nasceu numa humilde família em 1668.

Crispim de Viterbo começou a sua vida santa como noviço dos Capuchinhos de Palanzana e, logo após, se juntou ao Convento de Tolfa.

O jovem Crispim se destacou pela sua personalidade marcante, caracterizada por demonstrar um grande amor, respeito e generosidade. A caridade e atenção de Crispim sempre foi especialmente voltada para os mais pobres, humildes, os pecadores, os encarcerados e as crianças abandonadas.

São Crispim viveu a pobreza de perto, pedindo esmola durante 40 de sua vida, mas não apenas para o seu próprio sustento, mas principalmente da comunidade mais carente de sua cidade e arredores.

www.calendarr.com
Calendarr

Mais...

Buscas

Todas as notícias