Vamos Comemorar

Hoje é Dia Nacional do Teste do Pezinho e...

472.V

Prefeitura do Paulista

Dia Nacional do Teste do Pezinho

Para lembrar a importância da triagem neonatal, os brasileiros comemoram no dia 6 de junho o Dia Nacional do Teste do Pezinho. Considerado um dos exames mais importantes para detectar possíveis problemas na saúde dos bebês, é realizado entre o terceiro e quinto dia de vida do recém-nascido.

Com apenas uma picada no calcanhar do bebê, é possível retirar algumas gotinhas de sangue que, depois de analisadas, indicam se a criança apresenta certas doenças genéticas, infecciosas ou metabólicas.

Desde 1992 o teste do pezinho se tornou obrigatório em todo o território nacional. Com isso, uma série de crianças puderam ter o diagnóstico e iniciar o tratamento ainda nas suas primeiras semanas de vida.

Uma das doenças que pode ser identificada através do teste é justamente a Fibrose Cística. Se a análise apresentar resultado positivo, o bebê deve ser submetido ao teste do suor, que é considerado o padrão ouro de diagnóstico para a FC.

O teste do pezinho é de extrema importância para os bebês que podem ter Fibrose Cística. Se ele não é realizado, todos os sintomas apresentados pelas crianças (pneumonias de repetição, tosse crônica, desnutrição, dificuldade para ganhar peso e estatura, etc) podem ser confundidos com outras doenças e, consequentemente, tratados de forma inadequada.

Dia de São Norberto

O Dia de São Norberto é celebrado em 6 de junho.

Esta data homenageia o santo fundador da Ordem dos Premonstratenses, onde os seus membros são popularmente conhecidos como os Monges Brancos, pela cor do hábito que usavam.

História de São Norberto
Norberto nasceu em 1080, em Xanten, numa família nobre e rica da Alemanha. O jovem viveu por muitos anos uma vida mundana, desfrutando unicamente dos prazeres e luxos materiais.

Um dia, no entanto, foi atingido por um raio enquanto cavalgava e, segundo a história, teria visto a sua vida passar diante dos seus olhos. Neste momento, Norberto soube que tinha uma importante missão na vida e não deveria recusá-la.

Estudou no mosteiro de Sieburgo e ali foi ordenado sacerdote. Promoveu uma intensa reforma no clero e na nobreza que apenas praticavam o cristianismo de forma superficial. Norberto os exortava a buscarem um contato mais profundo com Deus e assim alcançarem a santidade.

Em 1121, na localidade francesa de Prémontré, fundou a ordem religiosa que levaria o seu nome e que se espalharia por toda a Europa. Atualmente, a ordem chama-se Premonstratense, em alusão a cidade onde foi criada.

Norberto ainda seria nomeado arcebispo da cidade de Magdeburgo, atualmente na Alemanha. Seu maior desafio aconteceu após a morte do papa Honório II, em 1130, pois dois religiosos se disseram herdeiros do trono de São Pedro: Inocêncio II e Anacleto II.

Por meio da pregação de Norberto, o rei Lotário (1075-1137), do Sacro-Império Romano Germânico, reconheceu a Inocêncio II como verdadeiro pontífice na Igreja.

Em 6 de junho de 1134, Norberto falece e seria canonizado em 1582. É conhecido como são Norberto de Magdeburgo ou de Xanten.

São Norberto é padroeiro da Boêmia (atualmente uma região da Tchecoslováquia).

www.unidospelavida.org.br e www.calendarr.com
Instituto Unidos pela Vida / Calendarr

Mais...

Buscas

Todas as notícias

Publicidade
  • Aulas
  • Judocam 300x250 - Pai, invista...
  • Cefec - Centro de Formação Educacional de Campos
  • PARA ABENÇOAR

Outras notícias...