Vamos Comemorar

Hoje é dia Mundial da Arquitetura e também...

539.V

Calendarr
Museu de Arte Contemporânea de Niterói, projeto do arquiteto Oscar Niemeyer

Museu de Arte Contemporânea de Niterói, projeto do arquiteto Oscar Niemeyer

Dia Mundial da Arquitetura

O Dia Mundial da Arquitetura é comemorado em 1º de julho no Brasil.

A data foi escolhida para lembrar a fundação da UIA (União Internacional de Arquitetos) que aconteceu em 1º de julho de 1949.

A arquitetura está presente em nossa vida, pois a casa onde moramos foi pensada, planejada e executada por um arquiteto. Também as cidades e as infraestruturas de qualquer porte foram criadas por este profissional.

O formato das construções revela o momento histórico de um povo, o material empregado revela a disponibilidade dos recursos disponíveis.

Assim mesmo, a arquitetura significa o gosto pessoal de quem encomendou um projeto, pois o arquiteto precisa ter a sensibilidade de traduzir os desejos do seus clientes.

A fim de chamar atenção para grandes talentos da arquitetura foi criado em 1979 o Prêmio Pritzker de Arquitetura. Anualmente, um profissional da área é escolhido e o Brasil já recebeu o troféu em 1988 com Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha, em 2006.

Afinal, qual é o Dia da Arquitetura?
Apesar de ter sido instituído em 1995, o Dia Mundial da Arquitetura foi transferido, mais tarde, para a primeira segunda-feira de outubro, quando se celebra o Dia Mundial do Habitat.

No entanto, alguns países e instituições continuam a celebrar a data no dia 1º de julho e há aqueles que o fazem nas duas ocasiões.

Arquitetos Brasileiros
Sem dúvida, quando se pensa em arquitetura brasileira, os primeiros nomes que vêm à mente são os de Oscar Niemeyer (1907-2012) e Lúcio Costa (1902-1998), por causa da cidade de Brasília.

No entanto, outros profissionais conseguiram projetar sua criatividade em obras e contribuir para a arquitetura brasileira. Confira oito arquitetos de prestígio no país.

Roberto Burle Marx (1909-1994)
Lina Bo Bardi (1914-1992)
Paulo Mendes Rocha (1928)
Rosa Kliass (1932)
Isay Weinfeld (1952)
Márcio Kogan (1952)
Felipe Diniz (1968)
Sarkis Semerdjian (1981)

Dia de Santo Aarão

Esta data celebra um dos homens santos que pertencem ao Antigo Testamento: Santo Aarão, irmão de sangue de Moisés.

Moisés foi escolhido por Deus para libertar os israelitas da escravidão no Egito, mas sofria de gagueira. Assim, quem falava por ele enquanto estavam na presença do faraó era Aarão.

Mais tarde, quando o povo de Israel se consolidou, Aarão e seus descendentes foram escolhidos para serem sacerdotes e oficiar o culto a Javé.

Para o Cristianismo, Santo Aarão é visto como um exemplo de fidelidade e lealdade a Deus. O seu testemunho está imortalizado nas Sagradas Escrituras da Bíblia. Aliás, no livro de Eclesiásticos, Aarão está inserido num dos primeiros lugares com a honra de pertencer à galeria dos Homens Ilustres.

Santo Aarão é padroeiro dos que sofrem gagueira.

www.calendarr.com
Calendarr

Mais...

Buscas

Todas as notícias

Publicidade
  • PARA ABENÇOAR
  • Cefec - Centro de Formação Educacional de Campos
  • Judocam 300x250 - Pai, invista...
  • Aulas

Outras notícias...